julho 11, 2010

O erro de quem lê

O erro de quem lê ao pé da letra, é entender exatamente o contrário do que é para entender. Muitas vezes por de trás de uma história bobinha como a do Pequeno Príncipe, você percebe pelas entrelinhas a mensagem real que lhe está sendo passada. Se você der a um desinteressado um trecho do livro como: " É preciso que eu enfrente duas ou três larvas se quiser conhecer as borboletas." E perguntar à ela o que ela entende por essa frase sabe o que ela te dirá? "Ah! A rosa tá falando que ela quer conhecer as borboletas, mas tem que enfrentar as larvas antes." Ok, não está errado o que foi explicado, mas a real mensagem que queria ser passada, seria para você refletir consigo " se eu quiser tal coisa, tenho que correr atrás e muitas vezes fazer o que eu não gosto, para chegar na minha meta". É como uma metáfora, e o livro do Pequeno Príncipe é assim do início ao fim, e cada vez que você o lê ganha uma nova mensagem. Por isso digo, por mais bobo que lhe pareça um texto, livro ou conto, dê a mesma atenção que você dá à uma Bíblia se você é cristão. A Bíblia também tem várias metáforas, e só as enxerga quem lê direito. Eu não sou religiosa, mas devido ao contato contínuo com pessoas ligadas à religião pude ler algumas vezes passagens da bíblia. Gênesis por exemplo conta a história da criação do mundo, e fala coisas absurdas, mas se você parar e pensar, por de trás desses absurdos temos algo que se relaciona ao que foi provado cientificamente, como o "Que se faça a luz!" , antes disso era tudo escuridão diz a Bíblia, aí a luz surge do nada. Aí eu lembro do big bang, sabe? Então.. o Big Bang acontece e apartir daí surge a terra certo? Isso se encaixa então não digo que seja mentira o que está escrito na Bíblia, mas está errado o modo de interpretação das pessoas. Nossa eu tô escrevendo muita Bíblia :x , bom, isso é o que eu acho sobre a incapacidade de certas pessoas à respeito de ler nas entrelinhas :D

0 comentários:

Postar um comentário